segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Salada de feta, erva-doce e melancia e o meu paladar infantil

Gente!
Tenho cozinhado tanto e tirado tantas fotos... ai ai... muito bom!
O único problema agora está sendo a falta de tempo de tratar as fotos e fazer os posts.... mas a gente chega lá...
Meu sonho é conseguir postar todo dia.... ahhhhhh [cara de sonhadora] um dia eu consigo....

Mas, enfim, enquanto eu não chego lá, vamos em passos de formiguinha mesmo, com uma receitinha por semana...

A dessa semana é mais uma que eu testei com o bulbo de erva-doce (funcho) que eu trouxe de sampa.
Confesso que não agradou muito meu paladar não... É, digamos assim..... exótico, sabem?


A mistura de sabores do doce aguado da melancia, do picante perfumando da erva doce com o encorpado do feta... hummmm... exótico... exótico.... Bom, pelo menos pro meu paladar, que não curte muito doce com salgado... mas acho que vale provar viu, pois sem dúvida é uma salada refrescante ao extremo! Excelente pra esse verãozão que está chegando aí!

O que me empolgou mais de prepará-la foi a combinação de ingredientes que eu nunca tinha usado/experimentado:  erva-doce, feta e favas.

Já tava louca pra provar esse tal de queijo feta (ô bixim caro, viu?) só achei no zona sul e, se me lembro bem, paguei quase trinta dinheiros num pedacim só... E honestamente, nem gostei... achei o gosto muito forte! Já tinha lido que lembrava o gorgonzola, mas não achei não, adoro gorgonzola... achei o feta muito forte e um pouco amargo (ihhhhhh, hoje eu tô cheia de opiniões...).

A fava foi uma grande surpresa... achei uma delícia!!!
Tinha trazido favas de sampa também, mas não serviu, pois pra essa receita precisava ser fresca ou congelada. Fiz uma peregrinação por vários mercados e só fui achar a versão congelada no zona sul de ipanema (perto do metrô)... Mas valeu a pena o sacrifício... Amei mesmo! Ficou muito bom na saladinha!

Acho que eu já critiquei tanto tudo que vocês nem vão querer mais saber da receita, né?
Mas façam isso não, gente! Meu paladar é um pouco infantil pra essas misturas de sabores!
Mas eu comi tudinho até o final e tô aprendendo a apreciar coisas novas... 
Digo e repito: não tem salada mais refrescante nesse mundinho todo!

Salada de feta, erva-doce e melancia
Um nadinha adaptado do: culinária de todas as cores – 200 receitas vegetarianas criativas
4 porções
Preparo 10 minutos
Cozimento 2 minutos

350g de favas frescas ou descongeladas
1 erva-doce grande
250g de melancia descascada e picada
125g de queijo feta ou queijo branco picado
Sal e pimenta do reino

Molho
3 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de calda de romã

Cozinhe as favas com água ligeiramente salgada por 2 minutos. Escorra e esfrie imediatamente em água corrente. Seque em papel toalha e descarte as cascas. Coloque as favas em uma tijela.
Limpe a erva doce. Corte ao meio, depois fatie as duas metades. Junte as favas, a melancia e o queijo.
Misture todos os ingredientes do molho em uma tijelinha e tempere com sal e pimenta. Despeje sobre a salada, misture bem e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...