terça-feira, 26 de maio de 2009

Arroz à Piamontese e como um pouquinho de informação pode ajudar





Estou sentindo que me transformarei no homem mais inteligente do mundo trabalhando numa livraria ^^. Antes, enquanto eu era apenas um cliente que entrava nas livrarias descompromissadamente, passava o olhar tão rapidamente pelas prateleiras que mal conseguia assimilar o que estava lendo. Depois de 5 dias ficando 8h dentro de uma livraria você começa a ter que prestar atenção em todo tipo de assunto, entender um pouquinho e abrir a mente para possibilidades. Domingo por exemplo observei o Eval fazendo uma breve resenha de um romance policial a um cliente que me deixou muito afim de ler o livro. Em outros tempos eu normalmente nem me daria o trabalho de pegar o livro na mão simplesmente por estar interessado apenas em romances medievais como as Crônicas Saxônicas e Crônicas de Arthur ambas de Bernard Cornwell. Bibliografias então afff....eu nunca imaginei me interessando em ler sobre a vida de outra pessoa. Livros de moda, livros infantis, livros de arte,.....a cada sessão que paro para arrumar eu encontro um livro que me deixa maluco.
Deixo essa sugestão a vocês. Na próxima vez que forem a uma livraria experimente visitar apenas uma sessão e nessa olhe com um olhar mais crítico e com a mente aberta. Saque um livro da estante na qual você nunca imaginaria pega-los para folhea-lo e leia a que se propõe. Você tem grande chances de topar com assuntos que você nem sabia que gostava.

Ainda no assunto "conhecimento" ao arrumar a estante de gastronomia descobri que o arroz à piamontese é um prato típico BRASILEIRO e não um prato iltaliano como muitos acham. Pesquisando na Wikipedia confirmei que era brasileiro e que o motivo foi uma alternativa para fazer um acompanhamento que substituisse o risoto já que para esse é necessario um arroz específico que na época estava em falta.

Assim sendo vamos a receita de Arroz à Piamontese que a Ju faz maravilhosamente bem (e que nunca mais fez aqui em casa por conta desse historinha de dieta ¬¬)

Vamos a receita

Ingredientes:

4 x Xíc. de arroz lavado
2 x Xíc. de vinho branco seco
1 1/2 litro de Água
2 x tabletes de Caldo de Carne
1 x Xíc. de Champignon fatiado
2 x Dentes de Alho
1 x Lata de Creme de Leite
200g Mussarela ralada grossa
100g Parmesão ralado (não serve o Parmesão vendido em saquinho pois é muito fino e salgado demais para a receita)
4 x Col. de sopa de Requeijão ou Catupiry
2 x Col. de sopa de Margarina
2 x Col. de Azeite
2 x Col. de Maizena
2 x Xíc. de Leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Como fazer:

- Refogue o Arroz com Azeite, o Alho e Sal.

- Acrescente o Vinho, a Água e os Tabletes de Caldo de Carne.

- Deixe ferver por 10min.

- Depois dos 10 min adicione o Champignon e cozinhe até secar.

- Em outra panela misture a Maizena, o leite e a margarina em fogo baixo. 

- Quando essa mistura estiver mais consistente deixe esfriar e adicione o Creme de Leite.

- Ponha o Arroz em uma forma adicionando a Mussarela, o Requeijão e a mistura branca da outra panela. Misture bem.

- Povilhe o Parmesão por cima e leve ao forno para gratinar e sirva.

Essa receita é conhecida como um ótimo acompanhamento para carnes principalmente Filé Mignon ao molho madeira.

Bon appétit.

5 comentários:

  1. Não gostei da receita. Ficou com cara de arroz doce. Sugiro que aprimore esta receita pq mussarela com parmesão é muito mal gosto. Essa receita nunca seria italiana desse jeito. Outra coisa, o "amarelão" do arroz a piamontese vem de uma pitada de cúrcuma, ou se for mt chique açafrão verdadeiro. Margarina tb demereceu o prato. Dispenso a pimenta. Sugiro fio de azeite com manteiga. O prato fica muito mais refinado. Espero que entenda como um toque e não como uma crítica.

    ResponderExcluir
  2. Grande Harry,
    Que bom que resolveu deixar seu pitaco por aqui, sugestões são sempre bem-vindas e quando feitas com bom gostos... Melhor ainda! Vamos lá, não estou confrontando su sugestão, somente enriquecendo-a:
    1 - já que vc queria sofisticar a receita, o primeiro passo seria tirar os "tabletes de caldo" e o utilizar caldo caseiro, de legumes ou de carne;
    2 - o prato realmente não é original da Itália e o toque de cúrcuma, como diz o próprio nome, é um toque e não uma regra para a receita.
    3 - Sobre o açafrão verdadeiro eu não acho que seja a intenção do blog, afinal essa iguaria custa os olhos da cara e, para falar a verdade, eu nem sei onde encontrar;
    4 - Ahhh a margarina eu concordo plenamente em substituí-la, manteiga deixaria o prato muito mais cremoso;
    5 - Não sei de onde você tirou a idéia que mussarela e parmesão é uma mistura de mau gosto;
    6 - Por último, eu também deixaria a pimenta de lado, mas vai de gosto pra gosto, só recomendo que utilizem-se da pimenta branca, tem o mesmo sabor e evita os pontinhos pretos no meio do arroz.

    Valeu Roberto! Volte Sempre!

    ResponderExcluir
  3. Valeu o toque Roberto. Vou testar aqui alguns pontos que você sugeriu mas entenda que esse blog não tem a pretensão de ser "The ultimate cooking rules" e sim receitas caseiras que nós fizemos aqui em casa e estamos dividindo com todos justamente para que pessoas como você tenham esse impulso de sugerir, aprender, ensinar, experimentar....

    Comentando em relação aos seus pontos levantados o que eu tenho a dizer é:

    1 - A foto não é minha. Peguei na internet apenas para ilustrar o post. Sei que não é a melhor opção mas por estar atarefado com meu trabalho não tiramos uma foto da nossa receita. Fica o compromisso de editar com uma foto nova assim que fizermos a receita.

    2 - Você pode achar de mal gosto mas nós aqui adoramos e já comi outras tantas receitas com a mesma combinação de parmesão com mussarela. Podemos concluir com isso que é uma questão pessoal de paladar.

    3 - A receita NUNCA seria italiana visto que a receita NÃO é italiana e NUNCA foi italiana.

    4 - Roberto eu não sei de onde você é mas a aqui no Rio de Janeiro há um restaurante muito conhecido chamado La Mole. Nesse restaurante o prato chef da casa é o Medalhão com Arroz à piamontese. A coloração desse prato é muito próxima a dessa foto e do resultado que fazemos aqui em casa. Nunca comi ou vi um Arroz à piamontese "amarelão". Caso vc tenha uma foto de referência envie para nós no email: lustacomolegusta @ gmail. com

    5 - Concordo com você. Eu normalmente uso manteiga mas aqui em casa normalmente usamos margarina por opção da Ju assim como usamos creme de leite light, mussarela light,....

    6 - Eu adoro pimenta. Uso pimenta até no misto quente. Ainda assim concordo com você.

    Muito obrigado pelo post e continue com suas sugestões.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a receita, fiz e gostei muito acompanhando uns medalhõs de filé, cozinha boa é a cozinha que aceita modificações e no fim de tudo fica uma delícia parabêns.

    ResponderExcluir
  5. Também não conheço nenhum amarelão; já comi um marrom clarinho e estava muito gostoso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...