segunda-feira, 16 de julho de 2012

Iogurte Natural Caseiro


Eu andei aperfeiçoando meu método de produzir iogurte caseiro... Lendo coisas aqui e acolá, acabei chegando a um método mais simples e infalível.

Um truque que aprendi é usar coalhada ao invés de iogurte natural. Meus iogurtes têm ficado mais consistentes!
Outra coisa que comecei a notar na hora de comprar no mercado o iogurte ou a coalhada, e agora chamo a atenção de vocês para esse fato, são os ingredientes descritos no rótulo. É muito importante prestar atenção para que o produto seja composto apenas por leite e fermento lácteo. Existem algumas marcas que não são tão naturais assim, contendo espessantes e até saborizantes.
Prestem atenção na hora da compra, hein?!

Quanto ao método de preparo, no fundo, não mudou muito não, só que realmente desisti daquele lance todo da panela de pressão... dava muito trabalho!
Agora também prefiro deixar o iogurte ao natural mesmo. Deixo para colocar o coulis, ou geléia, ou bater com alguma fruta ou mel depois de pronto ou antes de consumir. Além de ficar mais simples o preparo, com ele ao natural, eu tenho a opção de usá-lo em outras receitas. Muito mais versátil!

iogurte natural com curd de limão
 A receita é simplérrima, olha só:

Iogurte Natural Caseiro
1 litro de leite integral (uso sempre o semi desnatado)
1 potinho iogurte natural ou coalhada
2 c. (sopa) de leite em pó

Aqueça o leite apenas até uma temperatura em que consiga aguentar lá o dedo durante uns segundos. Misture  o leite em pó com o iogurte mexendo bem e adicione esta mistura ao leite, incorporando bem.
Coloque a mistura numa garrafa ou pote com tampa, enrole com um pano de prato ou manta e guarde dentro do forno (desligado) ou de uma bolsa térmica. (eu costumo usar duas bolsas, uma dentro da outra – dá super certo!)

Deixe fermentar por pelo menos 8 horas (uma noite). Passado este tempo é só tirar do forno ou da bolsa e colocar na geladeira no mínimo 5 horas antes de servir .

Você pode misturar com geléia, mel, bater com frutas, ou usar em alguma receita...

iogurte natural com geleia de framboesa
E nunca mais, nunquinha mesmo, você vai querer comprar iogurte industrializado!
Vai por mim!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...