Ta bom. Eu sei que estou ficando chato com esse papo de livro pra cá e livro pra lá mas vocês tem que adimitir que livros são apaixonantes e se vocês ficassem no meio deles por 44h semanais tambem ficariam empolgadaços.
Hoje é minha folga e pretendo ler bastante. Comprei 2 livros e peguei um terceiro emprestado. O primeiro livro que comprei se chama "Pelos Jardins Boboli - Reflexões sobre a arte de ilustrar livros para crianças e jovens" (de Rui de Oliveira / Ed. Nova Fronteira). Eu estava arrumando as prateleiras da sessão de arte quando esse livro caiu na minha cabeça (literalmente ¬¬). Quando eu vi o que era eu fiquei maluco!!! Rui de Oliveira é talvez o maior ilustrador que o Brasil já produziu e eu tive o privilégio de ser seu aluno nos meus tempos de UFRJ. Um gênio de talento ímpar. Alguns mais velhos vão lembrar de seus trabalhos na abertura do Sítio do Pica-Pau Amarelo (O antigo. Não esse mais moderno que tentou voltar e não deu certo). O livro é uma aula fenomenal sobre o assunto. Trata de varios aspectos de composição de imagem, caminho do olhar pela ilustração, etc. Alem disso o livro em si é lindo!!! Cheio de ilustrações fantásticas do Rui e com um acabamento gráfico de muito bom gosto.
O segundo livro que comprei foi para a minha avó (mas antes eu vou le-lo :p). "Os homens que não amavam as mulheres - Série Millennium, livro 1" (de Stieg Larsson / Ed. Companhia das Letras) é um livro de mistério policial que tem feito muito sucesso e até ontem estava numa promoção fodaraça na DaConde por R$19,50 (logo eu não pude deixar de compra-lo ^^). Li só as primeira páginas e já me deixou bem curioso. Não continuei a ler pois tenho que devolver o livro que peguei emprestado.
O livro que estou lendo agora foi praticamente uma ordem do Adriano (gerente da DaConde). A princípio eu pensei "afff....booooring ¬¬". O livro se chama "A sombra do vento" (de Carlos Ruiz Zafón / Ed. Suma de Letras). Ao ler a sinópse do livro entendi o porque da obrigatoriedade para que eu le-se esse livro. Vejam:
"Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico:o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade. A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura."
Nas primeiras páginas entendi. Trata-se de uma história de uma sociedade secreta de livreiros que são guardiões de livros raros e ensina o espirito que se deve ter ao se tornar um livreiro. Toda pessoa que se destinasse a trabalhar como livreiro deveria ler esse livro.
A receita de hoje será um prato que gosto muito e que lembro de come-lo em dias frios como o de hoje, com manta nas pernas durante o intervalo de leitura. Bolo de batata recheado com carne moída.
Vamos a receita
Ingredientes:
700g Batata
500g Carne moída
1 x Col. de sopa de Mostarda
1 x Col. de sopa de Molho Inglês
3 x Col. de sopa de Molho de Tomate (pode ser Ketchup)
2 x Dentes de Alho
1 x Cebola picada
100g Azeitona picada (eu prefiro Azeitona Preta)
Sal a gosto
Salsa a gosto
Cebolinha a gosto
50 ml Leite
2 x Col. de sopa de Manteiga
100g Mussarela
100g Parmesão ralado (lembrando de ralar parmesão. Não use esses de saquinho já ralado pois são bem salgados e estragam qualquer receita)
Como fazer:
- Descasque as Batatas e cozinhe em água fervendo por 30 min. (ou até ficarem bem macias)
- Amasse as Batatas no espremedor e misture com 1 x Col. de Manteiga.
- Adicione o Leite, o Parmesão ralado e Sal e misture bem. (Vale lembrar que o Parmesão já é salgadinho e portanto tome cuidado com a quantidade de Sal). Deixe o purê reservado.
- Em uma panela, refogue a Cebola picada e o Alho com 1x Col. de Manteiga e adicione a Carne moída para dourar junto.
- Adicione a Mostarda, o Molho Inglês, o Molho de Tomate, as Azeitonas picadas, e Sal. Misture bem.
- Ponha a Carne moída em uma travessa.
- Cubra com o purê de Batatas e jogue por cima a Mussarela ralada e Parmesão
- Leve ao forno médio-alto para gratinar até o queijo derreta e fique bem dourado e então sirva.
Bon appétit
Parece interessante esse Sombra do Vento... terei de pesquisar :)
ResponderExcluirEssa receita é MUITO parecida com a do Pastel de Papas que a minha sogra faz, com a diferença que entram passas e paprica na carne moida e um ovo cozido fatiado entre a carne e a batata :) Eu adoro...