terça-feira, 12 de maio de 2009

Para uma semana gastronômica... Patê de Foie





É meu caro, lembra aquela pecorrucha que você tanto queria impressionar? Sabe aquele restaurante famoso e da moda que deixa as senhoritas felizes? Pois é meu amigo, muitos destes restaurantes acompanham uma conta nada agradável e fazem você pensar se a noite valerá a pena, mas como diria aquela voz diabólica do Polishop... SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Essa semana está rolando aqui no Rio o evento destacado ai em cima. Este evento reúne diversos restaurantes bem conceituados com preços nada salgados. Quando eu digo diversos, é porque são DI-VER-SOS mesmo, são 60 no total! O almoço sai por 25R$ e o jantar 40R$ por pessoa! Olhando o preço assim nem parece ser uma bagatela né? O que você precisa saber é que estes valores incluem uma entrada + prato principal + sobremesa! Tem alguns restaurantes oferecendo cardápios espetaculares!
Eu particularmente pretendo aproveitar a promoção e conhecer o Zaza Bistrô, que eu ainda não tive oportunidade de me sentar, mas só de passar na porta você percebe que o lugar é sensacional.
Como o post de hoje fala de lugares bacanas, vou aproveitar e colocar uma receita de Patê foie de poulet, esse é um jeito meio bicha de chamar essa iguaria francesa! Eu que sou cabra arretado com um pezinho na Paraíba, chamo mesmo é de Patê de Fígado de Frango ou até mesmo de "Patchê de Figo de Galinha"! É muito fácil de fazer, impressiona as visitas e da de mil a zero nesses que você compra no mercado!


Vamos a receita.


Ingredientes:


1 Kg de Fígado Fresco de Galinha (você encontra na feira ou nos antigos açougues de rua)
600g de Manteiga com Sal
1 x Cebola Grande
1 x Punhado de Cravos da India
Ervas Frescas que agradem seu paladar (tomilho, salsa, louro, cebolinha...)
1 x Pitada Generosa de Sal de Cura (encontra na famosa rede Casa Pedro)


Como Fazer:


- Corte a cebola em 8 (em cruz e depois ao meio) e espete os cravos nesses pedaços.


- Escolha uma panela média de preferência com o fundo grosso, pois este tipo de panela distribui melhor o calor. Utilize-a para derreter a manteiga.


- Quando estiver derretida acrescente a cebola e deixe dourar, depois acrescente o fígado e o sal de cura (a medida pode ser uma colherzinha de café ou a ponta de uma faca). Quando o fígado começar a cozinhar é hora de acrescentar as ervas. Uma boa combinação de ervas frescas é o segredo desse patê.


- Deixe o fígado cozinhar por 20 ou 25 minutos em fogo médio e retire do fogo. Deixe esfriar um pouco, retire os cravos e descarte-os, você não precisará mais deles. Quando a carne estiver morna bata tudo no liquidificador até formar um creme homogêneo.


- Forre uma forma de bolo inglês (aquela retangular) com papel filme e despeje o creme. Leve à geladeira por aproximadamente 6 horas e o papel filme ajudará na hora de desenformar.


Sugestões:



Cubra com geléia de framboesa, se estiver muito espessa dilua com uma colher de água mineral, e sirva com torradas de brioche. Você só terá um problema... As visitas vão pedir pra voltar toda semana a sua casa!
Como essa receita serve uma porção muito grande, da pra fazer um evento com essa quantidade, basta você diminuir proporcionalmente as quantidades. Se preferir pode dividir em pequenas porções e congelar, para servir deixe descongelar dentro da geladeira na véspera.





Dica do dia: O sal de cura usado na receita serve para impedir a oxidação do fígado deixando-o rosado mesmo após o cozimento. Isso garante a cor e a textura da receita.

Bon appétit

Um comentário:

  1. Caralho, Lusta...

    Tu vai virar uma bola... só fala em comida agora :P

    Eu gosto paca de patês... em BSB tinha um café francês que tinha um pate de campanha que era fora de serie... vou acabar tentando esse ai de cima tbm :) E o rosbife... Neda já anotou na porta da geladeira... só falta fazer... só não tem lagarto (que eu adoro, mas aqui não vende!).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...