quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como o Camarão com Curry Vermelho mudou minha vida




Como as coisas são engraçadas. Quem imaginaria a 1 ano atras que eu estaria cozinhando, montando um blog de culinária, cozinhando para amigos, pessoas me pedindo receitas,...
Comecei a cozinhar pra valer com o casamento. Como estava desempregado eu tinha que cozinhar pois uma vida de farofa pronta com pipoca de microondas e presunto não me permitiria chegar ao meu 1º ano de casado vivo. Assim comecei a caçar receitas, adapta-las ao meu paladar, outras foram experiências malucas que deram certo, outras foram receitas feitas erradas que deram um resultado maravilhosamente inesperado. Assim foram os dias no lar dos Lustosa até que em março de 2009 meu irmão Alan disse que estava fazendo curso de culinária japonesa e tailândesa. É um cursinho rápido que mostra as propriedades dos ingredientes dessas culinárias orientais e ilustra com umas poucas receitas que podem ser feitas em casa. Meu primeiro curso foi o de culinária tailândesa. Fui empolgado pro curso mas não estava preparado pro que iria experimentar. Cheguei lá e o Eduardo Jacobsohn do Sushi Rakan se apresentou como professor. Ele é "The Man" da culinária oriental. Dá aula na faculdade de Gastronomia na Estácio, fez cursos no Japão, Thailândia,....como eu disse, ele é "The Man". Nesse pequeno curso minha cabeça abriu estupidamente para cozinha. Varias coisas que não conhecia (e que uma grande maioria de donas de casa de mão cheia tambem não sabem) me abriram muitas possibilidades na cozinha. depois de algumas informações fomos fazer nossa 1ª receita que era o tal Camarão com Curry Vermelho. Ao ver a lista de ingredientes eu instintivamente já pensei "Putz!!!! Não vou gostar. Odeio fruta na comida" mas como estava ali para aprender e nunca havia experimentado culinária tailândesa e seus ingredientes exóticos continuei normalmente. Depois de alguns minutos de preparo chegou a hora de experimentar. Pensei "Vou comer rápido pois assim sinto o gosto ruim por menos tempo". Esse pensamento sumiu na primeira garfada!!!! Era um sabor tão diferente que eu até hoje não tenho como descrever. Pode parecer exagero mas tente fazer esse pequeno exercício mental "Descreva para mim o sabor de uma fruta alienígena". Simplesmente você não consegue por não ter comparativos similares. Foi uma experiência tão diferente que eu só consigo descrever alguns sentimentos durante a degustação. Depois que saí do curso eu tinha como certo na minha vida que eu estava tentando a profissão errada. Eu estava decidido a fazer a faculdade de Gastronomia e trabalhar cozinhando. Infelizmente a faculdade de Gastronomia é caríssima e impossível de arrumar bolsa ou qualquer tipo de desconto. Quem sabe um dia eu consiga realizar esse sonho. Nesse meio tempo eu continuo fazendo minha experiências caseiras com a Ju.

Vamos fazer o seguinte. Faz a receita e depois tenta me descrever. Talvez assim vocês possam me ajudar ^^.

Vamos a receita

Ingredientes:

Folha de Coentro a gosto para decorar
Sal a gosto
200g Camarão Médio limpo
100g Abacaxí cortado em cubos
150ml Leite de Coco
1 x Col. de sopa de Curry Vermelho Tailândes
2 x Col. de chá de Açúcar
2 x Col. de sopa de Namplá (Tenho certeza que muitos se perguntaram "What hell is that??!?!". É um óleo proveniente da fermentação do peixe. Saca aquele cheiro forte de peixe quando você vai na peixaria? Imagina isso engarrafado ^^)

Como fazer:

- Ferva o Leite de Coco.

- Após ferver ponha o fogo bem baixo e adicione o Açúcar. Misture bem.

- Adicione o Abacaxí amassando alguns cubos para obter um pouco do suco. Misture bem.

- Adicione os Camarões, o Namplá e o Curry Vermelho e deixe até os Camarões começarem a ficar avermelhados.

- Corrija o Sal e/ou Açúcar a seu gosto e pode servir acompanhado de arroz.

PS: Curry Vermelho é MUITO diferente daquele Curry Amarelo em pó que você encontra em todo lugar. Começa que o Curry Vermelho é uma pasta e não um pó. É vendido em uma latinha e você encontra em casa especializadas em produtos orientais assim como o Namplá. Portanto não pense que fazendo com o Curry Amarelo ficará parecido pois não terá a menor semelhança. O gosto dos dois tipos de curry são MUITO diferentes.

Contato para o curso que eu fiz - Alquimía Culinária

Bon appétit.

2 comentários:

  1. Daniel, estava procurando por curiosidade sobre o curry e descobri seu site. Entao li sua breve historia de como entrou nesse mundo da gastronomia e me identifiquei contigo, pelo fato de trabalhar em casa e muitas vezes ter o tempo livre, 'caçando' o que fazer! Vou procurar na minha regiao (Grande ABC Paulista - SP) uma casa especializada em produtos orientais e me aventurar no camarao com curry vermelho! Es continuar acompanhando o site que achei muito legal mesmo! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Conheço um pouco desse prato e achei curioso que vc como eu nao consegue descrevê-lo! Resultado: temos que conzinhar para os amigos, so assim sabem que nao é exagero nosso!!!!

    Ah e realmente muda a vida e o paladar de nós mortais...

    Parabéns!

    joici pelletier

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...