terça-feira, 3 de julho de 2012

Abóbora com Carne Seca Gratinada

Eu sei, eu sei... sumi...
Não tenho desculpas não....só a preguiça mesmo... que me venceu.

Mas esses dias aproveitei um tempinho livre e já tratei todas as fotos de receita que já tinha no meu arquivo, dão umas 26, acho... então, aos pouquinhos, já vou deixando as postagens programadas aqui pra não rolar essa ausência novamente, tá?

Enquanto isso, vou trabalhando na minha cozinha e tirando mais fotos de coisas novas... talvez, com essa nova forma de me organizar, até role mais de uma receita por semana por aqui, quem sabe?!
Eu bem que tô devendo pra minha cunhada uma receita de bolo de banana e de biscoito de canela, ambos presentes comestíveis, que eu amo dar. Que bom que as pessoas gostam deles e voltam pedindo as receitas né?

Enfim.... a receitinha de hoje, pra variar peguei lá no panela (amo!), e simplesmente me apaixonei.... Sou viciada assumida por abóbora, e esse sem dúvida foi um dos melhores pratos com abóbora que já comi!
Façam e provem. Eu agarantcho!!!!



500g de abóbora
1/2 cebola grande
3 dentes de alho picados
carne seca (pode ser essa aqui ó, aliás, fica a dica!)
salsinha
1 CS manteiga
2 CS de farinha de mandioca torrada
creme de ricota (quanto baste)
leite (quanto baste)
parmesão

Cozinhe a abóbora em água fervente e sal. Enquanto isso refogue a cebola e o  alho no azeite e junte a carne seca (se usar a versão de caixinha, descarte o líquido). Some um punhado de salsinha e o tempero que preferir, como pimenta, por exemplo. Observe que a carne já é bem salgada, então cuidado com temperos que já contenham sal!
Escora a abóbora e amasse grosseiramente, acresente a manteiga e um tiquinho de sal (cuidado pra não salgar muito, pois a carne já é salgada hein?!). Junte a farinha de mandioca torrada e leve ao fogo baixo para secar um pouco o líquido.
Na montagem, coloque primeiro o purê de abóbora, em seguida espalhe o creme de ricota (pode substituir por requeijão ou catupiry), cubra com a carne seca e por cima faça uma mistura de 1/2 embalagem do creme de ricota com a mesma quantidade de leite (fica um creme bem ralinho). Jogue esse creme por cima e polvilhe parmesão. Levei ao forno só para gratinar.













Pena que marido não gosta de abóbora...mas eu que AMO, devorei tudo sozinha (mas demorou  alguns dias, tá?!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...