quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cozido de legumes à Provençal

Booooom… VOLTAMOS!!!
\o/


Mais de um ano se passou, muita coisa aconteceu... acredito que vocês até já imaginavam que nós não retornaríamos mais, até endendo né... depois de tanto tempo de abandono... mas quem me conhece sabe que nesse ano que passou minha paixão pelas panelas só fez foi aumentar, e com isso o blog se tornou uma coisa muito mais séria pra mim.


Sem tempo pra me dedicar como gostaria, acabei deixando pra depois...


Mas nesse meio tempo fui acompanhando o mundo dos food blogs, aprendendo um monte, colecionando receitas e (pára tudo) arquivando algumas fotos e posts, porque – sim – agora tudo o que aparecer aqui vai ser testado e fotografado por mim!
E aos pouquinhos, pretendo ir fazendo aqui na minha cozinha e atualizando no blog (ou talvez repostando) as receitas antigas, ok?


Para recomeçar com chave de ouro, trago uma receita total Confort food, mas o que chama a atenção nela é o uso de um ingrediente que só agora, depois de ter passado o sufoco de ter trazido dentro da mala na última ida a Sampa, é que comecei a encontrar aqui no Rio (apenas na franquia Hortifruti) – o Funcho, ou bulbo de erva doce.


Eu sempre tive curiosidade de saber qual era o sabor dessa verdura !! (é uma verdura?) Então da última vez que fui a São Paulo, aproveitei a oportunidade e trouxe alguns para minha cozinha!
Selecionei algumas receitas, e essa, sem dúvida, foi a que eu mais gostei:

Cozido de legumes à Provençal
Ligeiramente adaptado do: culinária de todas as cores – 200 receitas vegetarianas criativas
4 porções


4 colheres de sopa de azeite, mais um pouco para regar
1 cebola roxa grande fatiada (usei a branca)
4 dentes de alho picados
2 colheres de chá de tomilho fresco picado
1 funcho  limpo e fatiado
1 pimentão vermelho sem sementes fatiado
500g de tomates maduros cortados
300 ml de caldo de legumes (pode usar o quadradinho)
125g de azeitonas pretas
2 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta do reino

Aqueça o azeite em uma panela grande, coloque a cebola, o alho, o coentro e o tomilho e refogue em fogo médio por 5 minutos, mexendo até a cebola ficar transparente. Junte o funcho e o pimentão vermelho e cozinhe, mexendo, por mais 10 minutos.
Coloque os tomates, o caldo, sal e pimenta. Deixe ferver, diminua o fogo, tampe e cozinhe por 30 minutos. Adicione as azeitonas e a salsa e cozinhe, sem a tampa, por mais 10 minutos.
Enquanto isso, cozinhe 400g de penne (eu usei o integral) até ficar al dente.
Escorra e cubra com o cozido de legumes, usando como molho.


Delícia e saudável!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...