segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Quiche de Cogumelos que Conquistou a Matriarca.





Olá personas, este é meu primeiro post no blog e não preciso me apresentar tanto, pois meu hermano já o fez. Com o passar dos dias e postagens quem ainda não me conhece vai passar a me conhecer melhor!
Como o Dani bem falou, eu estou sempre me metendo em cursos de culinária, o Rio de Janeiro começa a oferecer algumas boas opções deste tipo de curso e de acordo que eu as descubra, divulgo para vocês.
Bem... Vamos ao que realmente interessa né? Resolvi começar com essa receita de quiche que aprendi com o Chef Alexsandro Roppe em um dos cursos que fiz com ele. O motivo de começar por essa receita é simples, todos conhecem aquela máxima do futebol: "Time que está ganhando não se mexe!". Então é isso ai mesmo, fiz essa receita para a sapientíssima Dona Isa, simpática avó de minha namorada. A execução dessa receita faz parte de meu plano maléfico que consistem em conquistar toda a família dela pelo estômago!
Modéstia à parte a quiche (ou o quiche?) ficou ótimo e só recebeu elogios de todos, ou seja, meu plano maléfico começou bem! Antes da receita propriamente dita, vale ressaltar que é super simples de fazer e da uma bela impressionada.
Enfim a receita...

Ingredientes:

-Massa
180g de Manteiga
300g e Farinha de Trigo (aproximadamente)
1 clara (opcional)

-Recheio
600ml de Creme de Leite
3 Ovos
250g de Queijo Parmesão Ralado Grosso
1 bandeja de Cogumelos Paris
50ml de Azeite Extra-Virgem (para saltear os cogumelos)
Ervas a gosto
Noz-Moscada a gosto
Pimenta do Reino a gosto
Sal se necessário

Como Fazer:

- Para a massa misture a manteiga (em temperatura ambiente) com a farinha até formar uma massa lisa, sem nenhuma bolota. A clara serve para dar mais liga a massa, eu particularmente só uso se for receber visitas porque adoro essa massa podre (relaxa gente, esse é o nome desse tipo de massa) desmanchando na boca. A quantidade de farinha pode variar para mais ou para menos, adicione aos poucos até achar o ponto. Se você utilizar a manteiga com sal não precisa colocar mais.

- Deixe a massa descansar por pelo menos 15 minutos na geladeira.
- Abra a massa em uma forma de quiche levemente untada com manteiga, se preferir pode abri-la com um rolo de macarrão em uma bancada para que fique toda da mesma espessura, mas para evitar a trabalheira você pode abri-la diretamente na forma utilizando as pontas dos dedos. 
- Fure bem a massa com um garfo, isso evitará que o fundo estufe com o calor e asse-a por 15 minutos, não mais que isso.

- Para o recheio você deve limpar os cogumelos com pano úmido e fatiá-los como lâminas.
- Saltei-os no azeite e misture as ervas. Neste caso dê preferência a ervas com sabor não muito forte, como o tomilho e a salsa. Cogumelos Paris têm o sabor muito delicado e se você usar uma erva inapropriada pode apagá-lo na receita.
- Reserve os cogumelos e vá ao liquidificador pra preparar o creme, para isso bata o creme de leite, os ovos e metade do queijo. Bata até misturar bem todos os ingredientes e tempere somente com a noz-moscada.

- Volte aos cogumelos, despeje-os sobre a massa e salpique o restante do queijo por cima, cubra com o creme e leve ao forno por mais 20 minutos.
Parece que vai dar uma trabalheira, mas o tempo de preparo é de +/- 40 minutos, fora o tempo de assar.

Dica do dia: Nunca lave nenhum tipo de cogumelo, estes fungos são altamente esponjosos e se molhá-los você comprometerá toda a textura de seu prato.
Bon appétit

3 comentários:

  1. Seu quiche não conquistou só a matriarca, bobinho! Te amo e AMEI o blog!! Sucesso! ;)
    Bjss, Déa

    ResponderExcluir
  2. Depois que a Lala me fez gostar de cogumelos, agora serei obrigado a fazer essa quiche também....aliás, se vc quiser me convidar um dia para experimentar (a quiche), eu agradeço!!!

    PS: ideia bacana do blog, parabéns!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Esse retardado anônimo sou eu, ok? hahahah

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...