segunda-feira, 25 de maio de 2009
Pastel de Pinhão... Isso Lá é Comida de Boteco?
Pois é meus amigos, voltei aqui para dar mais uma dica, depois de uma semana inteira com o blog nas mãos do meu irmão, eu - Alanzito das Candongas - volto aqui para dar mais uma bela dica! Quem me conhece sabe que existem três itens chaves que me fazem sair correndo de casa qualquer hora do dia, qualquer dia da semana, para encontrar qualquer mau elemento. Esses itens são BOTECOS, CHOPP e JOGO DO MENGÃO, se juntar os três então, danou-se... sou capaz de adiar a data do meu próprio casamento para comparecer (Deus queira que minha namorada não leia isso)!
A dica que venho dar hoje é para quebrar tabus dos sóbrios de plantão, mais um evento gastronômico que começa na cidade 40º, próxima sexta-feira dia 29 de maio. O "Comida di Buteco" (http://www.comidadibuteco.com.br) esse ano reúne 31 bares do Rio de Janeiro e cada um "põe pra jogo" seu principal quitute! Quando eu digo que é para quebrar tabus, eu não estou exagerando! Tem muita gente por ai que não sabe as maravilhas que a botecagem tem pra oferecer! Foi se o tempo que comida de boteco era exclusivamente ovo colorido, porção de tremoços, batatinha calabresa ou sardinha frita (para os mais antigos rola aquele sanduíche de jiló)! Boteco hoje pode ser interpretado como sinônimo de boa comida, mas é bom deixar bem claro que eu estou falando de botecos e não de qualquer meia-porta que venda a famosa água que o passarinho não bebe!
Eu particularmente adoro as comidas tradicionais de boteco e não abro mão de um belo caldinho de feijão. Tomei um no Boteco Salvação, em Botafogo, nesse domingo que estava um verdadeiro TESÃO de caldo! Por sinal esse é um dos participantes do evento, o Boteco Salvação entrou na disputa com o bolinho de baroa com camarão. Outro que está na lista é o Gato de Botas, um boteco bem boteco aqui na terrinha (Vila Isabel pra quem não sabe) com mesa de bar na calçada, cerveja gelada e o famoso bolinho de vagem. Isso mesmo bolinho de vagem no estilo que a vovózinha adorava fazer... PUXA QUE PARTIU! Não quero puxar sardinha pro meu bairro, mas esse bolinho é sério concorrente ao título. Por falar em sardinha, eu estou muito na pilha de conhecer os Rolmops da Adega Pérola lá em Copa, esse quitute são uns rolinhos de sardinhas marinadas no vinagre e recheio de cebola.
A dica foi dada agora basta que você prepare seu roteiro e seu fígado, levante seu traseiro do computador e corra pro primeiro boteco da sua lista! Vocês leram bem né? Eu disse "CORRA", portanto, vá a pé! Porque esses quitutes merecem muitos chopps e horas de conversa jogada fora!
A receita de hoje eu experimentei num boteco em Visconde de Mauá. Para quem não conhece, este lugar é um paraíso próximo ao Rio. Depois de uma trilha de 2hrs e 8 cachoeiras do Parque do Alcantilado, parei no boteco dentro do parque mesmo. O boteco era de mesas feitas com troncos em cima da grama e o garçom (um menino de uns 14 anos) me recomendou que pedisse a porção de iscas de trutas fritas e um pastel de pinhão! Os dois são espetaculares e eu recomendo ambos! Lógico que desceram muito bem acompanhados de uma Bohêmia!
Vamos a receita
Ingredientes:
- 1 pacote de massa de pastel;
- 1 kg de pinhão;
- Sal e Noz moscada (para temperar);
- 1 colher sopa de manteiga;
Como fazer:
Lave os pinhões em água corrente e coloque-os numa panela de pressão. Cubra-os com água até que passe uns 4 dedos da altura dos pinhões, tampe a panela e leve ao fogo. Depois que a panela começar a chiar é só marcar uns 40 ou 45 minutos e desligar o fogo. Espere esfriar e escorra os pinhões, uma vez escorridos é hora de descascá-los. Pode jogar as cascas fora.
Bata as castanhas do pinhão no processador para triturá-las. Derreta a manteiga em fogo baixo com uma panela não muito grande e misture o pinhão triturado. É só misturar mesmo, se você deixar fritar o pinhão fica duro. Tempere com sal e noz moscada.
Está pronto o recheio do seu pastel. Agora é só caprichar na hora de rechear a massa e fritar!
Dica do Dia: Um pulo do gato nessa receita e misturar um pouco de queijo prato ralado na metade do pinhão. Assim você tem 2 variações dos pasteizinhos, que ficam uma sumidade com uma cervejinha gelada!
Bon Appétit e Tim tim!
Marcadores:
Petiscos,
Pratos Salgados,
Vegetarianos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mto bom, recomendo!!!
ResponderExcluir